Pequim bane fumo em locais fechados; China é campeã de tabagismo

Jornal Folha de S. Paulo – DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pequim amanheceu nesta segunda-feira (1º) com placas de propaganda e voluntários uniformizados nas ruas devido à entrada em vigor de uma nova lei antitabagismo, a qual pode ser estendida para outras regiões da China no futuro.

A China é campeã mundial em tabagismo, sendo que mais de um terço dos cigarros produzidos no mundo são fumados no país. Um em cada dois chineses pode ser considerado dependente do tabaco.

31.mai.2015/AFP
Idosos participam de campanha antitabagismo diante do Estádio Nacional em Pequim

A partir de agora, está sujeito a multas rigorosas quem descumprir as restrições ao fumo em lugares fechados e em alguns lugares ao ar livre como escolas, centros esportivos e hospitais.

No caso de fumantes, o valor é de 200 yuans (cerca de R$ 105), 20 vezes mais caro que a multa aplicada até então. Para estabelecimentos como lojas e restaurantes, a multa pode chegar a 10 mil yuans (cerca de R$ 5.100).

A publicidade das grandes marcas de cigarro deverá sofrer grandes restrições.

“Eu acho que desta vez a proibição [ao fumo] será grande e definitivamente muito séria”, disse à Reuters a vendedora Xu Jingyang, 25, que foi orientada por um garçom a fumar do lado de fora de um restaurante. “Desta vez, eles já começaram de forma rígida com a medida”.

Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.