Ministro Gilmar Mendes recebe líder do Amor Exigente e Especialistas no STF

Fonte: Blog Jovem Pan – Izilda Alves

gilmar

Vice-presidente da Federação do Amor Exigente, Miguel Tortorelli, participou de reunião nesta terça-feira, com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foi convidado pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo. Na reunião, presente também a Presidente da ABEAD-Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, Ana Cecília Marques.

migueltortorelli

Miguel Tortorelli falou em nome das Cem Mil famílias de dependentes de drogas atendidas gratuitamente, todo mês, pelos mil coordenadores da Federação do Amor Exigente. “Agradecemos a atenção do ministro Gilmar Mendes que foi muito solícito e, principalmente, ouviu com muito interesse os fatos graves que descrevemos sobre a epidemia causada pelo uso de drogas no país , hoje, o maior problema de saúde pública no Brasil, que prejudicas as famílias porque cada dependente leva quatro pessoas ao sofrimento e com falta de vagas na rede pública para tratamento. Expusemos também ao ministro a iniciativa do Procurador Mário Sérgio Sobrinho, do Ministério Público de São Paulo, que vem implantando no Estado a Justiça Terapêutica, a melhor alternativa para casos de dependentes flagrados com drogas ou dirigindo alcoolizados ou que praticaram crimes de baixo poder ofensivo relacionados ao uso de drogas. “

Miguel Tortorelli faz um agradecimento especial aos Mil Coordenadores da Federação do Amor Exigente: “Em nome da Federação do nosso Amor Exigente, AGRADEÇO, DE CORAÇÃO, A TODOS OS COORDENADORES QUE EVIARAM E-MAILS AO MINISTRO GILMAR MENDES,CONFORME PEDIMOS A CADA GRUPO.É A UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA. É A UNIÃO QUE NOS MOTIVA NESTA LUTA DIFÍCIL NO BRASIL. É A UNIÃO QUE NOS FAZ ACREDITAR DIARIAMENTE QUE HOJE É O PRIMEIRO DIA DAS NOSSAS VIDAS. QUANDO A GENTE NÃO SE SENTE SOZINHO, NOSSOS SONHOS SE TORNAM MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE. OBRIGADO A CADA UM DOS NOSSOS MIL COORDENADORES QUE SEMPRE ATENDEM NOSSAS SOLICITAÇÕES. ESTA É A MARCA, A  FORÇA FANTÁSTICA DO NOSSO AMOR EXIGENTE.”

ronaldo 2

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira também destacou o clima amistoso da reunião: “A reunião transcorreu num clima muito amistoso, respeitoso e genuíno quanto a conhecer os diferentes pontos de vista e à complexidade do assunto”. O psiquiatra e a presidente da ABEAD, Ana Cecília Marques, explicaram:

ana 2

-“ todos os países que flexibilizaram as leis tiveram aumento de consumo especialmente entre adolescentes
– que países como a Suécia e o Japão que mantém o uso de drogas dentro do sistema judiciário, mas que faz uma ligação clara e vigorosa com o sistema de saúde, têm as menores taxas de consumo
– que a experiência internacional mais bem avaliada é dos EUA, no programa chamado de DRUG COURTS, no Brasil chama-se Justiça terapêutica, que todo crime de baixo poder ofensivo relacionado ao uso de drogas vai para um juizado especial que oferece e monitora o tratamento, cerca de 500.000 americanos já passaram por esse sistema
– Portugal que tirou do sistema criminal e levou para o sistema administrativo teve aumento do consumo, especialmente entre adolescentes , e com aumento da criminalidade.”

Miguel, Laranjeira e Ana Cecília afirmaram que se “ flexibilizarmos a lei também para o cultivo de drogas, em especial a maconha, teremos um grande aumento do plantio dessa droga, e portanto da sua oferta”.

Izilda Alves é jornalista e coordenadora da Campanha Jovem Pan pela vida contra as drogas

Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.