É ciumento? Você pode ter problemas com abuso de bebidas alcoólicas

Revista Veja

Novo estudo revela que pessoas que dependem de um relacionamento romântico e apostam as fichas nisso para se sentirem melhor tendem a beber mais por causa do ciúmes

Sentir ciúmes pode levar a problemas com bebidas alcoólicas (ThinkStock/VEJA)

Um novo estudo realizado pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos, revelou que pessoas ciumentas tendem a abusar de bebidas alcoólicas com mais facilidade. De acordo com os pesquisadores, pessoas dependentes de um relacionamento amoroso e que acreditam que são vítimas de traição apresentam maior risco de afogar as mágoas no bar.

Estudos anteriores já haviam mostrado a relação entre o ciúme e o alcoolismo. Contudo, esse é o primeiro trabalho que analisa três fatores juntos: a dependência de um relacionamento para a autoestima, o ciúme e o hábito de consumir bebida alcoólica. Para realizar o experimento, os pesquisadores investigaram como as diferentes maneiras de sentir ciúme se relacionam com o abuso de álcool.

No total, 277 pessoas – 87% delas eram mulheres – responderam a um questionários sobre relacionamentos românticos, satisfação, comprometimento e parceria dentro da relação, ciúmes, autoestima e hábitos de consumir bebidas alcoólicas. Os resultados mostraram que as pessoas que dependem de um relacionamento para a autoestima, tendem a beber por causa do ciúmes que sentem. O mesmo resultado foi encontrado entre aqueles que responderam sentir-se menos comprometidos e satisfeitos em seus relacionamentos amorosos.

Os resultados do estudo podem ajudar na compreensão sobre como as emoções e comportamentos podem afetar a saúde. “O ciúme romântico é uma experiência humana compartilhada por todos, mas poucos estudos tentam entender como ele pode estar associado ao abuso de bebidas alcoólicas”, diz Angelo DiBello, autor do estudo.

Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.