Internação de grávidas usuárias de drogas cresce 29% em Campinas

Nos últimos três meses foram 31 casos contra 24 no trimestre anterior.
‘Ficar na rua é difícil, grávida. Minha vida acabou destruída’, diz paciente.

Do G1 Campinas e Região

Campinas (SP) registrou a internação de 31 gestantes usuárias de drogas nos últimos três meses, segundo a Coordenadoria do Programa de Prevenção às Drogas. O número é superior ao trimestre anterior, quando foram 24 mulheres, o que representa uma alta de 29%.

De acordo com o coordenador do programa Nelson Hossri, Campinas possui um serviço especializado no atendimento e acolhimento de gestantes com dependência química. Ele destaca que a maioria que procura ajuda tem envolvimento com o crack. “São dependentes químicas, normalmente, do crack”, afirma.

Ajuda
Aos seis meses de gestação, uma paciente, que não quer ser identificada, conta que decidiu procurar tratamento para se livrar das drogas.

“Ficar na rua é difícil, grávida. Minha vida acabou destruída. A droga acabou comigo”, conta a paciente.

Após o nascimento do filho, ela afirma que espera reconstruir a vida. “Renovar a minha vida de novo”, planeja.

Aumento na procura
Nessa época do ano, instituições como o Padre Haroldo em Campinas já esperam um aumento na procura devido a chegada de datas especiais como Natal e Ano Novo, o que aumenta a chance de a pessoa aceitar o tratamento. Atualmente, a entidade atende cerca de 130 pessoas.

“Essa época do ano é um período emocionalmente vulnerável, que as pessoas fazem um levantamento da vida”, finaliza o supervisor da instituição Rogério Bosso.

Filho de mãe adicta na instituição de tratamento para dependentes químicos em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)
Paciente planeja construir a família novamente após tratamento (Foto: Reprodução/ EPTV)
Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.