Maconha ficou três vezes mais potente em 20 anos, indica pesquisa

UOL/Blog Dr. Jairo Bouer 

A maconha consumida hoje em dia é muito mais potente do que a utilizada há 20 anos, segundo cientistas. Um estudo com cerca de 39 mil amostras da droga apreendidas nos Estados Unidos entre 1995 e 2014 mostra que os níveis de THC, o componente alucinógeno dacannabis, aumentaram de 4% para 12% nesse período, ou seja, triplicaram.

Segundo os pesquisadores, da Universidade do Mississippi, esse aumento de potência coincide com uma elevação nos atendimentos de urgência relacionados ao uso de maconha no país. De 2005 a 2010, o número subiu 53,6% entre os homens  e 42,9% entre as mulheres.

O estudo também mostrou que, embora o THC tenha aumentado nas amostras, a quantidade de canabidiol, outra substância ativa, diminuiu. Os níveis registrados passaram de 0,28, em 1995, para menos de 0,15, em 2014. O canabidiol tem sido bastante estudado por causa de seus supostos benefícios para pacientes com epilepsia grave.

Por causa dessas diferenças, os autores do trabalho, publicado na revista Biological Psychiatry, chamam atenção para a necessidade de análises mais minuciosas dos produtos comercializados para fins medicinais em alguns Estados norte-americanos. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.