Comissão externa sobre uso de drogas vai realizar audiências nos estados

Agência Câmara de Notícias

Colegiado se reunirá na semana que vem para elaborar plano de trabalho

Lucio Bernardo Junior/Câmara
Eliziane Gama: comissão vai focar  trabalho em ações de saúde e educação

A comissão externa da Câmara dos Deputados que vai avaliar a situação do uso de drogas no Brasil pretende fazer audiências em pelo menos dez estados onde o problema tem sido motivo para o aumento da violência. Segundo a coordenadora da comissão, deputada Eliziane Gama (PPS-MA), o colegiado se reunirá na semana que vem para elaborar um plano de trabalho, com a previsão de começar as visitas por Ceará, Maranhão e Alagoas – apontados como os estados com maior número de consumidores de drogas.

Recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o percentual de adolescentes brasileiros entre 13 e 15 anos que já usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% em 2012 para 9% em 2015. Eliziane Gama disse que o grupo vai focar seu trabalho nos adolescentes dessa faixa etária, em ações de saúde e educação.

No âmbito da saúde, a deputada ressaltou que existem poucos espaços para acolher os usuários de drogas que querem se tratar. Ela citou que, no Maranhão, seriam apenas dois. Em relação à educação, Eliziane Gama explicou que o objetivo é colocar o tema das drogas nas escolas de maneira permanente: “Nós temos que ter um ponto fundamental. Por exemplo: qual é a ação que eu vou ter dentro das escolas? Qual o dinheiro que eu vou ter dentro do Ministério da Educação para essa ação continuada? Não uma ação pontual, de um mês só”, declarou.

Eliziane Gama disse ainda que, provavelmente, o assunto da descriminalização do uso de drogas surgirá nos debates da comissão. Ela disse que, pessoalmente, é contrária à liberação, mas afirmou que o tema deve ser enfrentado.

O requerimento de criação da comissão externa foi aprovado no último dia 10 de novembro pelo Plenário da Câmara.

Da Reportagem
Edição – Pierre Triboli
Anúncios

Sobre Clínica Alamedas

A dependência química está relacionada a diversas questões, seja no aspecto psicológico, biológico, social, econômico ou cultural de toda a família e pessoas ao redor do paciente. A clínica Alamedas possui uma estrutura completa com profissionais competentes e experientes para ajudar cada paciente e a sua família a superar a dependência química, com qualidade de vida e saúde.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.